Os 3R’s que viraram 7R’s
O conceito dos 3 R’s: reduzir, reciclar e reutilizar pode se transformar em 7 R’s. As novas ideias são coisas simples de aplicarmos, mas que muitas vezes acabam passando sem que tenham a atenção e o cuidado merecido.
O primeiro dos conceitos é o Repensar, que consiste em atentarmos às nossas atitudes, principalmente no que diz respeito às coisas rotineiras e que a tendência é que façamos automaticamente. As compras estão entre essas coisas. Ao escolhermos algo devemos sempre pensar em sua origem, se é realmente necessário, quais foram e quais serão seus impactos na natureza, entre outras coisas. O segundo trata-se da redução. O ato de Reduzir envolve consumir de forma racional, optar por coisas duráveis, evitar gastos desnecessários com papeis de presente e outras embalagens.
Reutilizar é o terceiro conceito. Esse não é novo, é simples e pode ser feito com roupas, móveis e muitos objetos através da customização. Doar as roupas que estão encostadas no armário é uma sugestão inteiramente sustentável. Usar o verso do papel que já foi impresso é muito fácil e não exige nenhum esforço. Reaproveitar, o quarto conceito nos lembra que algumas coisas não precisam ir para o lixo. As caixas de sapato, por exemplo, são ótimas para guardar pequenas coisas.
As sacolas plásticas podem ser usadas no lugar dos sacos de lixo e, até as roupas que não têm mais condições de uso podem ser reaproveitadas.
O quinto conceito também não é novo, o Reciclar é um dos itens mais importantes para todo o mundo e traz muitos benefícios, tanto ambientais, quanto econômicos. Mais dois novos conceitos foram aplicados, o Recusar e o Recuperar. O primeiro trata-se de recusarmos tudo aquilo que agride o meio ambiente e o segundo em criarmos estratégias para que seja possível recuperarmos tudo aquilo que há anos nós temos destruído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário