Bem Vindos ao Tekaenatureza.

BEM VINDOS AO MEU BLOG!! :D

Tomara que gostem!! Por favor comentem se gostaram.

Eu quero agradecer a todos vocês que comentaram e seguiram o meu blog! Estou muito feliz por causa desta grande participação que vocês tiveram nesse blog!

Obrigada!!

ASS:. Tekinha de Lima....

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Documentário “Lixo Extraordinário” recebe indicação ao Oscar


O documentário brasileiro “Lixo Extraordinário” foi oficialmente indicado ao Oscar da categoria. O filme mostra a vida dos catadores de lixo, do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior aterro sanitário da América Latina e chegou aos cinemas brasileiros na última sexta-feira (21).
Entre os anos de 2007 e 2009 o artista plástico brasileiro Vik Muniz visitou o lixão e, com a ajuda da produtora O2 Filmes, da diretora inglesa Lucy Walker e dos brasileiros João Cardim e Karen Harley, criou o documentário de 99 minutos, já premiado internacionalmente.
Vik Muniz é conhecido por seus trabalhos feitos a partir da reutilização de materiais descartados. Em 2009 ele foi o responsável por fazer as obras apresentadas na abertura da novela global Passione. Em seu trabalho com as telas gigantes ele pôde apresentar também o sofrimento das pessoas que dependem do lixo para sobreviver.
O filme mostra a trajetória do artista durante os dois anos e a sua proposta em utilizar as coisas encontradas no lixão para fazer suas obras de arte. Uma de suas criações, feita durante esse período, foi leiloada em Londres e a verba arrecadada foi destinada a uma cooperativa de lixo existente dentro do aterro, cujos responsáveis são os próprios catadores.
O documentário, que já recebeu 18 prêmios, entre eles o do último Festival Internacional de Berlim, será o único brasileiro presente na edição de 2011 do maior prêmio do cinema mundial. Apesar de ter sido apresentado em ocasiões especiais, foi somente na última semana que ele entrou em cartaz nos cinemas das seguintes cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
Fotos: 
  





Lixo Extraordinário
de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley

Duração do filme 99 min
Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
Produção: Hank Levine, Angus Aynsley
Fotografia: Duda Miranda
Montagem: Pedro Kos
Edição de Som: Patrick O' Sullivan, Gary Alexander
Som Direto: Paulo Ricardo Nunes
Personagens: Vik Muniz, Fabio Ghivelder, Isis Rodrigues Garros, José Carlos da Silva Baia Lopes (Zumbi), Sebastião Carlos dos Santos (Tiao), Valter dos Santos,Leide Laurentina da Silva (Irmã), Magna de França Santos, Suelem Pereira Dias
 Um pouco sobre os artistas...

LUCY WALKER
Cresceu em Londres, Inglaterra. Estudou Literatura na Universidade de Oxford e foi diretora de teatro antes de ganhar uma bolsa de estudos Fulbright para participar do programa de pós-graduação de Cinema da NYU,
onde ganhou vários prêmios. Seus créditos de direção incluem videoclipes, curtas-metragens,televisão infantil, e Devil's Playground (2002),documentário de longa-metragem sobre a luta dos adolescentes Amish que estreou no Festival
de Sundance.




JOÃO JARDIM
Nasceu em 1964, no Rio de Janeiro. Formouse em Jornalismo pela Facudade da Cidade e estudo Cinema na Universidade de Nova Iorque. Trabalhou como assistente de direção nos longas-metragens Faca de Dois Gumes,
de Murilo Salles, Dias Melhores Virão, de Cacá Diegues, e Lua sobre Parador, de Paul Mazursky.Janela da Alma (2002), em parceria com Walter Carvalho, foi o seu primeiro longa, seguido de Pro Dia Nascer Feliz (2006).




KAREN HARLEY
Dirigiu vários documentários curtas-metragens sobre artistas brasileiros, como Com o Oceano Inteiro para Nadar, sobre Leonilson, vencedor do Festival do Rio. Trabalhou como editora com diversos cineastas, como Cacá Diegues (Tieta) e Fábio Barreto (O Quatrilho). Em 2001 trabalhou com os diretores João Jardim e Walter Carvalho no premiado Janela da Alma. Lixo Extraordinário marca a sua estreia na direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário