Conscientização
dia 13 de maio, num evento promovido pela LIDE Sustentabilidade, apontou-se que o uso de produtos certificados é uma saída não só para o desmatamento, mas também para oportunidades lucrativas. Esse consumo dependerá da conscientização dos empresários de toda a cadeia produtiva.
De acordo com Luciana Papp, empresários brasileiros estão comprometidos com a certificação e consideram a certificação florestal FSC a de maior credibilidade, isso faz com que haja um crescimento no mercado e em longo prazo uma oferta maior de produtos certificados, se tornando cada vez mais acessível aos consumidores.
Luciana acredita que mesmo a situação na Amazônia sendo complexa, a certificação socioambiental (junto a um conjunto de ações das diversas esferas de poder e da sociedade) é uma solução, já que tem como princípio de que é possível e desejável conciliar o uso responsável da floresta com finalidades econômicas.
Mais a cada um cabe uma ação para que esse desafio de mudança obtenha resultados positivos, é o que diz Luciana a revista “cabe ao governo estimular o consumo responsável e manter órgãos reguladores eficazes.
As empresas, ter mais transparência em suas atividades e políticas de consumo, estimulando práticas responsáveis. Aos cidadãos cabe buscar informações sobre produtos e serviços que consomem, estimulando e optando pelas empresas que exerçam as melhores práticas. E as ONGs devem divulgar e estimular o consumo de produtos e matérias primas com certificação de origem.”
É muito importante dar informações ao consumidor, explicar o que significa cada selo (FSC, RAS, etc...) e oferecer informações a respeito da origem do que esta sendo consumido. Isso influi diretamente nos resultados desse desafio de gerar mudanças e benefícios sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário