Com apenas 11 anos, ativista mirim dá exemplo de sustentabilidade.
“Meu objetivo é transformar o mundo em um lugar melhor, mas isso só vai acontecer com a ajuda de todos nós”, essa é a frase de apresentação do blog de Estephany Alves, uma carioca de apenas 11 anos. A garota, mais conhecida como Tekinha, cuida de suas plantas, recolhe o lixo que encontra e divulga notícias sobre sustentabilidade. Através dessas pequenas atitudes ela já alcançou mudanças em sua família e no bairro onde mora.
Tudo começou na escola, quando a professora de Ciências passou um trabalho sobre um assunto que Tekinha conhece bem: os 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). “Eu gostei bastante do tema, daí pra frente eu comecei a ler mais sobre o assunto. Hoje eu tenho uma pasta com mais de 260 páginas de reportagens sobre animais, ecologia, meio ambiente e sustentabilidade”, contou a garotinha ao CicloVivo.
Além de divulgar notícias sobre sustentabilidade em seu blog, Tekinha também publica desenhos e charges relacionados ao meio ambiente. A pré-adolescente guarda todos os papéis usados por sua família e amigas, para que seu avô os entregue à reciclagem.
O interesse pela natureza já existia desde quando Tekinha era muito pequena. Ela costumava pedir para a mãe comprar sementes de flores para que ela pudesse plantá-las no terreno do parquinho, em frente à sua casa. “Acho ótimo ela se preocupar assim, afinal as crianças vão colher os frutos do que estão plantando hoje, minha época já passou, a deles só está começando”, diz a mãe Viviane Lima.
A garota deixou uma importante lição para os seus vizinhos. Quando se mudou para o novo apartamento, ela logo reparou que o seu condomínio e as ruas do bairro não possuíam lixeiras públicas, as que existiam estavam todas quebradas. Por isso, Tekinha decidiu fazer algo. Todos os dias ela colava um desenho no elevador, ensinando as pessoas a cuidar do lixo, reciclar, economizar água e como elas poderiam levar uma vida mais sustentável.
“Todos queriam saber quem era a ‘Estephany do 1301’, e quando encontravam, todos queriam a parabenizar”, conta Viviane. Apenas com desenhos e um pouco de boa vontade, Tekinha conseguiu fazer com que as pessoas começassem a economizar água, energia elétrica e, até mesmo, que o condomínio passasse a fazer coleta seletiva.
“Eu me preocupo em ela se decepcionar com o que está por vir, sei que cada um tem que fazer sua parte, mas ela pode e vai se deparar com pessoas que não fazem nada para melhorar e ainda prejudicam e destroem o que está sendo feito”, diz a mãe. A visão da ativista-mirim é um pouco diferente, para ela, o mundo ainda tem esperança, basta “o homem parar de poluir e destruir”.
Apesar da pouca idade, ela já sabe que é responsável por seus atos, e que eles fazem diferença no mundo, isso é sustentabilidade. “Espero que meus filhos possam viver em um lugar bom. Se o homem parar de destruir, o mundo ainda pode ser um lugar bom”, completa Tekinha, que sonha em se tornar uma ambientalista, quando crescer
eeeee...consegui ser o primeiro comentário aqui...Bom o q eu vou dizer aqui é o que vc já sabe, estou muito orgulhosa de vc, mesmo com pouca idade já fez grandes coisas e assim vai conquistando seu espaço e alertando outras crianças e muitos adultos tb a transformar o mundo em um lugar melhor. Te amo muito..Parabéns pela sua iniciativa...Bjo da sua mamy
ResponderExcluir